Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CGA aprovou 'apenas' 13 mil pedidos de reforma

por A Formiga, em 28.06.13

Apesar de no final do ano passado existirem 34 mil pedidos pendentes na Caixa Geral de Aposentações (CGA) e de, até Maio, só 13 mil reformas terem sido concedidas, o ritmo de aprovação mantém-se, escreve o Jornal de Negócios.


O boletim da execução orçamental, publicado ontem pela Direcção-Geral do Orçamento, revela que nos primeiros cinco meses deste ano, 12.913 pedidos de aposentação foram aprovados pela CGA. Este número ficou, porém, ligeiramente abaixo do registado em igual período de 2012.

Apesar de o ritmo de aprovação se manter, não foi possível abranger todos os 34 mil pedidos (25 mil dos quais para reformas antecipadas) que, em Dezembro do ano passado, estavam pendentes. Mas, se os serviços da CGA não acelerarem as aprovações, há o risco de grande parte dos pedidos passarem para 2014, acumulando com os pedidos que desde o início deste ano já foram formulados.

Saliente-se que, no último trimestre de 2012, o Governo manifestou a intenção de aumentar a idade de reforma, sendo que já no Orçamento do Estado para este ano foi antecipada a subida para os 65 anos, em vez dos 63,5 anos que estavam previstos. Este facto levou a que, só no ano passado, fossem formulados 47.797 mil pedidos, um aumento de 50% face ao ano anterior, sendo que 64% deram entrada no último trimestre do ano.

O Jornal de Negócios refere que este excepcional fluxo de pedidos de aposentação pode ser benéfico para o sector da Administração Pública, no sentido de evitar a redução de funcionários e a mesma expectativa têm os sindicatos do sector.