Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

19.Dez.08

Renovação de 41 contratos de avença

Os esforços do SINTAP no sentido de dar um Natal melhor a quatro dezenas de trabalhadores resultaram. Foram renovadas pelo Ministério das Finanças quarenta e um contratos de prestação de serviços a trabalhadores que veriam a sua avença terminar no final do ano.

 

Desde o inicio deste ano que o SINTAP tem tentado resolver esta situação, alertando o Instituto para a importância destes trabalhadores no funcionamento do Instituto. Apesar da abertura da Administração em reconhecer o papel relevante que estes trabalhadores têm desempenhado sempre se defenderam afirmando que dependia do Ministério das Finanças a renovação das Avenças.

 

O final do ano trouxe um pouco mais de alegria a esta quase meia centena de trabalhadores que ao verem renovada a sua avença.

 

Juntamente com esta renovação excepcional, uma vez que a sua não renovação poderia significar a ruptura do normal funcionamento do instituto, é pela primeira vez ponderada a possibilidade da assinatura de despacho de descongelamento assim como a abertura do correspondente procedimento concursal, com vista à celebração de eventual contrato de trabalho em funções Públicas.

 

Apesar do tempo que decorreu e das dificuldades em manter uma relação de trabalho precária, há vontade do Ministério das finanças em encontrar a melhor solução que serve os interesses de trabalhadores que apesar de avençados desempenham uma prestação de trabalho subordinado.