Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

14.Fev.08

Ministro diz que «o nosso esforço foi reconhecido»

Bruxelas elogia melhoria nas contas públicas

Portugal deverá sair da lista de países com défice excessivo em Maio

O ministro de Estado e das Finanças está satisfeito com o aval dado pela Comissão Europeia à estratégia adoptada pelo Executivo para prosseguir a consolidação orçamental.

Esta quarta-feira, Bruxelas elogiou as melhorias obtidas e considerou que o défice orçamental nacional deverá ter ficado abaixo os 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007, pelo que o país deverá sair da lista de países com défice excessivo já em Maio deste ano.

«É com satisfação que vemos o nosso esforço reconhecido», afirmou Teixeira dos Santos, que esteve a ser ouvido durante a manhã na Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças. «Quanto ao futuro, temos empenhamento e capacidade de atingir metas e até melhorar. Aos que possam ter dúvidas, que olhem para o passado», afimrou.

Questionado se vai seguir as recomendações de Bruxelas, que quer que Portugal tome mais medidas para controlar as contas públicas, Teixeira dos Santos afirmou não ter «nenhuma recomendação nesse sentido. Em momento oportuno essa apreciação será apresentada ao Ecofin», esclareceu, em declarações aos jornalistas à saída da audição.

Quanto a uma revisão do crescimento, o ministro diz que não tem calendário para isso, mas que está «vigilante». «O Governo tem uma previsão e não tem que fazer outra todas as semanas. Vamos esforçar-nos para que o impacto (da crise norte-americana) seja o mais reduzido possível».Quanto a esforços adocionais, Teixeira dos Santos diz: «Não sei se são precisos».

Fonte www.agenciafinanceira.iol.pt. ligação (aqui)