Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

29.Set.11

Jornada mundial pelo trabalho digno – 2011

Sobre a Jornada

Desde 2008 que a CSI (Confederação Sindical Internacional organiza a Jornada Mundial para o Trabalho digno (JMTD), no dia 7 de Outubro.
Trata-se de uma jornada de mobilização mundial: um dia no qual todas as organizações sindicais, a nível global, defendem o Trabalho Digno. Este deve ser colocado no centro da acção governativa a fim de relançar o crescimento económico e construir uma nova economia mundial que dê prioridade às pessoas.
Todas as actividades são bem-vindas, quando se trata do Trabalho Digno. Visitem o site da JMTD e inscrevam a V/acção: quer seja uma mesa redonda, uma grande manifestação, uma carta de protesto, uma “flashmob” (mobilização relâmpago) ou de qualquer outra acção de natureza completamente diferente.


Este ano, a JMTD apresenta como tema principal: o trabalho precário. Regra geral, por emprego precário entendem-se todas as formas de trabalho não permanente, temporário, ocasional, incerto e aleatório.
Do ponto de vista do trabalhador/a, o trabalho precário é sinónimo de emprego incerto, imprevisível e inseguro. Os trabalhadores/as em causa não usufruem plenamente, ou mesmo absolutamente nada, da protecção oferecida tanto pela legislação do trabalho como pela segurança social. Estes trabalhadores/as esbarram com obstáculos, legais e práticos, para poderem criar organizações sindicais ou mesmo no que respeita à filiação.


As trabalhadoras precárias são muitas vezes privadas da protecção na maternidade, seja a nível do período de gravidez seja quanto ao período de licença, bem como de outras formas importantes de protecção social.

 

A UGT PARTICIPA DESDE 2008 NESTA JORNADA
A UGT PARTICIPA TAMBÉM NA JMTD 2011

 


 

 

 

Apresentação Powerpoint (aqui)

 

 

INITIATIVAS JMTD UGT - 2011


►Serão enviados postais com a imagem da Jornada Mundial pelo Trabalho Digno (JMTD) e com a citação no verso de um conhecido jornalista e filósofo francês “Alain” sobre o Trabalho Digno para diferentes entidades políticas, sociais, culturais e desportivas, como o Primeiro-Ministro, o Presidente da República Portuguesa, Partidos Políticos, escritores, entidades públicas, etc;

►O mesmo Postal será distribuído aos sindicatos da UGT e, no dia 7 de Outubro, ao público em geral;

►O Cartaz em Português está disponível no nosso website, para que os nossos filiados o possam descarregar;

►Encontra-se disponível um powerpoint específico sobre o Trabalho Digno no nosso “sítio”, de modo a que os nossos filiados o possam  utilizar como ponto de partida de discussão nos locais de trabalho, em escolas, em seminários, etc;

►A União da UGT do Porto organizará um Seminário sobre esta matéria no dia 7 de Outubro;

►Com base na informação constante no sítio da UGT sobre a JMTD, muitos dos nossos sindicatos divulgarão uma declaração específica sobre este tema, dirigida aos respectivos membros. 

  

Para além das iniciativas específicas para 7 de Outubro, optámos por adoptar certos procedimentos:

• Endereçámos uma carta a todos os nossos sindicatos informando-os sobre esta Campanha especial e solicitando a sua colaboração através de iniciativas específicas;

• O sítio da UGT (www.ugt.pt) – Encontra-se já “online” um “espaço Web” específico sobre esta Campanha. Todos os materiais e textos estão em português.

Existe ainda um “link” para o sítio oficial da CSI, bem como para todas as organizações sindicais filiadas na CES e os respectivos Programas, em todo o mundo;

• O Vídeo da CSI “Jornada Mundial pelo Trabalho Digno” foi traduzido para português e encontra-se também “online”.

• Utilização das novas tecnologias da informação, como o “twitter” e o “Facebook”.