Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

30.Set.11

Grécia corta 25% do salário a 17% dos funcionários públicos

O Governo grego aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros uma uniformização dos salários na função pública. Da alteração resulta que trabalhadores com funções idênticas em diferentes ministérios ou institutos passam a ganhar todos o mesmo. Cerca de 17% sofrerão um corte de salário e a redução média será de 25%, avança a Efe.

A medida foi anunciada pelo ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, segundo o qual 78% dos 900.000 funcionários públicos do país não registarão qualquer alteração no seu vencimento. Para 7%, a medida pode mesmo traduzir-se num aumento.

Os sindicatos do sector não perderam tempo a protestar contra a medida e a confederação Adedy convocou de imediato várias manifestações, que acabaram por bloquear muitos edifícios governamentais, como o Ministério das Finanças, onde está sedeada a equipa da troika no país.

Os funcionários públicos gregos foram também dos principais afectados pelo último pacote de austeridade anunciado em Atenas, prevendo-se já uma redução de 30% no número de efectivos, o que equivale a 300 mil pessoas, até 2015. Já este ano, serão enviados para uma lista de reserva 30 mil trabalhadores que, se ao fim de um ano não forem recolocados, perderão o emprego.

Url da notícia:

------------------

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/grecia-funcao-publica-funcionarios-publicos-agencia-financeira-austeridade/1284838-1730.html