Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

30.Set.11

Novas esculturas custam 1,5 milhões

Oeiras: Cancelada inauguração alusiva aos 250 anos de concelho

 

Obra polémica na governação do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, o conjunto escultório que assinala os 250 anos de atribuição do foral ao município pelo Marquês de Pombal não foi ontem inaugurado. A obra integra um conjunto de duas encomendas e em tempos de crise é contestada pelo seu custo. São 1,250 milhões de euros, atingindo os 1,537 milhões de euros com IVA. O trabalho, da autoria de Cabrita dos Reis, para além da escultura com o perfil do Marquês de Pombal integra outra escultura de homenagem ao escritor António Feliciano Castilho.

 

Dadas as dificuldades financeiras no concelho, a obra não caiu bem entre os funcionários da autarquia. "A escultura representa uma ostentação desnecessária", disse ao CM Helder Sá, da comissão sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública. "Os funcionários da câmara receberam com desagrado a informação de que a obra de arte custou mais de um milhão de euros quando a autarquia passa por sérias dificuldades", referiu Helder Sá.

O sindicalista recordou que "prova dessas dificuldades foi a decisão do vereador do Ambiente, Ricardo Barros, de cortar as horas extraordinárias aos funcionários da recolha do lixo".

"A autarquia deixou de ter recolha de lixo aos domingos e feriados por falta de dinheiro e agora os funcionários reparam que o dinheiro é gasto com uma ostentação desnecessária", acrescentou.

O conjunto escultório, todo em pedra mármore, reparte-se por várias paredes, sendo que numa delas está representado o perfil do Marquês de Pombal.


Para os funcionários da câmara, os 250 anos do concelho poderiam ter sido assinalados simplesmente com uma placa a assinalar a data nos Paços de Concelho.

Url da notícia:

-----------------

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/novas-esculturas-custam-15-milhoes

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.