Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

30.Ago.12

Viana do Castelo também não vai cumprir Lei dos Compromissos

A Câmara de Viana anunciou hoje que não vai cumprir a nova lei para assegurar transportes e refeições escolares.

A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que vai lançar concursos públicos de 1,8 milhões de euros para assegurar transportes e refeições escolares a 3.000 alunos, entrando em "incumprimento" da Lei dos Compromissos.

Em comunicado, a autarquia liderada pelo socialista José Maria Costa afirma que está em causa "o interesse público e a garantia de acesso à educação das crianças e jovens do concelho".

Recorde-se que a Lei dos Compromissos do Estado, aprovada em Fevereiro pelo Governo, com o voto contra de toda a oposição, impede as entidades públicas, como as autarquias, de assumirem despesas para as quais não tenham receita prevista nos três meses seguintes.

Este incumprimento, posição semelhante à anunciada por outros municípios, tem como "fundamento", explica o município, assegurar "o regular funcionamento do ano escolar", através de um concurso de 1,8 ME para refeições escolares e transportes, que incluem circuitos especiais de autocarros, circuitos locais, passes escolares e táxis, envolvendo cerca de 3.000 alunos.

"A Câmara Municipal entende ser necessário lançar este concurso público por ser do interesse público garantir o acesso à educação das crianças e jovens do concelho, em detrimento de uma legislação que não atenta à realidade das autarquias", lê-se no comunicado.

A autarquia diz ainda "lamentar" que "não tenham ainda sido saldadas as dívidas" do Ministério da Educação à autarquia, no valor de 500 mil euros, referentes a apoios sociais das crianças dos jardins-de-infância do concelho, entretanto pagas pelo municipio.