Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

31.Ago.12

Ministério das Finanças mantém 13º mês nos privados mas quer rescisões na Função Pública

Vítor Gaspar já terá o plano B para evitar a taxa sobre o 13º mês aos privados no próximo ano. Segundo avança o Sol desta semana, o Ministério das Finanças tem um documento que vai apresentar aos técnicos da missão internacional com um alargado número de cortes na administração pública. Com o nome Agenda de Transportação Pública, o documento aponta para a reestruturação de cinco áreas principais: Segurança Social, educação, saúde, defesa e segurança.


Os cortes previstos começam no próximo ano, mas devem estender-se para 2014. Ou seja, o tempo para aprovar o documento não é muito, uma vez que algumas das medidas têm de entrar no Orçamento do Estado para 2013, que vai ser apresentado até 15 de Outubro.


O plano de reduções passa pela extinção de serviços e redução de pessoal. Na saúde e educação, o Governo quer eliminar serviços e reduzir as subvenções sociais. As rescisões amigáveis também fazem parte deste plano e para isso o Executivo comparar Portugal a outros países europeus para dizer que existem professores, militares e polícias a mais. Em relação a Espanha e Alemanha, diz o Governo, Portugal tem mais militares por cada mil habitantes. Já o rácio de portugueses por professores é igualmente superior a países como França e Irlanda. O documento deve ser apresentado durante esta quinta avaliação aos técnicas do FMI e da União Europeia e ser aprovado em Conselho de Ministros ao longo dos próximos dois meses.