Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

02.Nov.20

7 meses e 9 dias depois, teletrabalho volta a ser obrigatório para alguns

Foi em março, com o estado de emergência, que o teletrabalho passou a ser obrigatório. Depois de um interregno, trabalhar em casa voltará a ser obrigatório na quarta-feira em 121 concelhos.

Em março, o novo coronavírus chegou a Portugal e espalhou-se a um ritmo alarmante. Para travar o surto começaram a ser tomadas várias medidas, que culminaram num confinamento. Desde o verão houve um levantamento das restrições mas, agora, a situação voltou a ser “muito grave”, como caracterizam os líderes políticos. Assim, o Governo decidiu avançar de novo para o teletrabalho obrigatório em 121 concelhos do país, 223 dias depois do dia em que todos os portugueses, cujo trabalho o permitia, tiveram de montar o escritório em casa.

Foi a 18 de março que o Presidente da República decretou o estado de emergência em Portugal. No dia a seguir, o Governo aprovou um conjunto de medidas para travar a pandemia, que entraram em vigor a 22 de março. O Executivo determinou que era “obrigatória a adoção do regime de teletrabalho sempre que as funções em causa o permitam”.