Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

10.Out.13

"Reforma do Estado tem sentido"

Primeiro-ministro garante que o objetivo do governo é poupar sem perder qualidade e premiar os melhores

A reforma do Estado que está em curso há dois anos "tem sido feita com nexo", garantiu esta noite o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em entrevista a 20 portugueses, na RTP1.

Passos negou que a reforma estrutural da Administração Pública esteja a ser feita sem premiar a excelência e sem motivar os melhores, garantindo antes que a intenção que tem movido o seu governo é conseguir "fazer poupanças sem ter perdas de qualidade".


Desemprego só será resolvido quando a economia recuperar. Leia aqui


"As reformas que têm sido feitas nestes dois anos têm sido feitas com nexo. E é precisamente por querermos valorizar os dirigentes do Estado que introduzimos medidas como a exigência de concursos públicos para escolher os diretores-gerais e chefes de serviços."

Passos sublinhou que "temos belíssimos profissionais" no Estado e que durante muito tempo não foram valorizados simplesmente porque as chefias eram escolhidas segundo interesses partidários dos diferentes partidos no poder. Razão pela qual considera os concursos públicos para os cargos de direção no Estado "uma das alterações estruturais mais importantes para a Administração Pública".