Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

29.Nov.13

Presidente garante que postos de trabalho não estão em risco


Instituto Português do Sangue e da Transplantação

 

O SINTAP reuniu no passado dia 28 de novembro, em Lisboa, com o Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP), Hélder Trindade, com vista a esclarecer o futuro da instituição e, consequentemente, dos seus trabalhadores.

 

Na reunião, fomos esclarecidos que a fusão do Instituto de Histocompatibilidade com o Instituto Português do Sangue não implicará despedimentos ou qualquer outra forma de afastamento dos trabalhadores, havendo a garantia da manutenção dos postos de trabalho.

 

No caso de Coimbra, onde não foi possível efectuar obras devido ao chumbo do Tribunal de Contas, foi transferido o serviço de histocompatibilidade para as instalações do serviço de virologia, passando este último a funcionar no Porto. Apesar disso, Hélder Trindade afirmou que, também neste caso, não está em causa nenhum posto de trabalho havendo, inclusive, abertura para adaptação de funcionários aos diversos sectores através de formação.

 

O SINTAP levantou ainda a questão dos trabalhadores contratados, dos falsos recibos verdes e da prestação de serviços, tendo-nos sido dito que, por parte do Instituto, há uma clara vontade em resolver estes casos, ficando o compromisso de, em 2014, virem a ser abertos concursos com vista à integração destes trabalhadores num mapa de pessoal que apenas tem preenchidos 480 do total de 570 postos de trabalho.

 

Desta reunião, ficou ainda aberta a possibilidade de negociação de um Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), cuja proposta já foi por nós enviada, com vista a regular questões como a duração, organização e gestão do tempo de trabalho, os limites do trabalho extraordinário, as condições de higiene e segurança no trabalho, entre outras.

 

Lisboa, 29 de novembro de 2013

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.