Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

09.Jan.14

Governo prepara "solução duradoura" para pensões

O secretário de Estado da Administração Pública vai liderar um grupo de técnicos para encontrar "uma solução mais definitiva" para o sistema público de pensões.

 

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que o Governo quer encontrar uma "solução duradoura" para o sistema de pensões e que a nova medida só visa garantir o cumprimento dos objetivos para este ano.

"A decisão tomada agora destina-se a assegurar o cumprimento das metas para 2014, mas o Governo continua aberto à definição de uma solução duradoura em relação às pensões", declarou a ministra em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

 

"Iremos em breve apresentar uma proposta, nesse sentido, de forma a garantir soluções duradouras", acrescentou.

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social explicou que haverá um grupo de trabalho liderado pelo secretário de Estado da Administração Pública com técnicos da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social e apoio de especialistas em direito constitucional, com vista a encontrar "uma solução duradoura" que assegure a sustentabilidade do sistema de pensões.

"Haverá preocupação de ouvir outros especialistas nestas matérias", garantiu Pedro Mota Soares. 

Segundo o governante, o diploma da convergência das pensões tem um conjunto medidas sobre a reforma das pensões do sistema público,  que vai "muito além" da norma que foi declarada inconstitucional e vem na sequência de uma série de medidas do Governo que visam reformar o sistema de pensões.