Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

13.Jan.14

Governo discute ADSE com os sindicatos na próxima semana

Reunião para discutir aumento dos descontos marcada para 20 de Janeiro.

 

O aumento dos descontos para a ADSE (subsistema de saúde da generalidade dos funcionários públicos) começa a ser discutido com os sindicatos na próxima semana. Esta foi uma das medidas aprovadas pelo Governo para substituir o efeito da convergência das pensões chumbada pelo Tribunal Constitucional.

A convocatória enviada aos sindicatos da função pública pelo gabinete do secretário de Estado da Administração Pública agenda as negociações para 20 de Janeiro. Em cima da mesa estará o aumento de 2,5% para 3,5% dos descontos exigidos aos beneficiários da ADSE para poderem usufruir do sistema.

 

Desde Agosto do ano passado, esta será a terceira vez que o Governo aumenta os encargos dos trabalhadores e aposentados com a ADSE. Em Agosto, os descontos subiram de 1,5% para 2,25%. Em Janeiro, foram confrontados com novo aumento, de 2,25% para 2,5%. Agora, a proposta em cima da mesa aumenta os descontos para 3,5%, o dobro do exigido há menos de um ano.

A medida foi aprovada na quinta-feira passada pelo Conselho de Ministros e, na altura, o Governo adiantou que permitiria encaixar 160 milhões de euros.

 

O objectivo do executivo é que a ADSE seja financiada exclusivamente com os descontos dos seus beneficiários. As contribuições das entidades empregadoras (neste caso, do Estado) deverão reduzir-se de forma proporcional.

Helena Rodrigues, presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado desde 10 de Dezembro, adiantou ao PÚBLICO que a convocatória foi recebida na quinta-feira.

Trata-se da primeira reunião entre os sindicatos e o secretário de Estado, José Leite Martins, empossado no final de Dezembro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.