Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

14.Ago.14

Função Pública: Conheça o impacto dos cortes nos salários que o TC viabilizou

Os funcionários públicos com salários brutos de 1.500 euros em diante não escapam a uma nova ronda de cortes salariais. Saiba aqui quanto está em causa para cada nível salarial.

O Tribunal Constitucional (TC) viabilizou a reintrodução dos cortes salariais na Função Pública nos moldes em que estes foram originalmente aplicados, em 2011, pelo Governo de José Sócrates, mas apenas para este ano e 2015.

 

As reduções variam entre os 3,5% e os 10%, crescendo à medida que se evolui na escala salarial, em moldes muito semelhantes aos que vigoraram entre 2011 e 2013. 

 

Em 2014 as reduções salariais vão fazer sentir-se em pleno, faltando apenas saber quando é que o diploma entra em vigor e começará a ter efeitos plenos. O diploma a que o Tribunal Constitucional deu luz verde diz que as medidas entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, tudo dependendo agora do momento em que ele seja publicado em Diário da República. De todo o modo, Setembro será já um mês em que os cortes se farão sentir, se não totalmente, pelo menos maioritariamente.  

 

Já em 2015 serão devolvidos 20% dos cortes a operar este ano.