O número de funcionários públicos subiu no final do ano passado para 658.565, revelam dados oficiais divulgados hoje.
No final de Dezembro de 2015, o número de funcionários das administrações públicas era de 658.565, revelando um aumento de 0,4% em termos homólogos, ou seja, mais 2.509 postos de trabalho face ao mesmo período do ano anterior. Os dados, que constam da Síntese Estatística do Emprego Público, são relativos ao quarto trimestre de 2015 e foram divulgados esta tarde.
Esta é a primeira subida anual em quatro anos, embora se tenham verificado alguns aumentos pontuais desde 2011. Ainda assim, o crescimento em 2015 está longe de compensar a redução dos últimos anos.
Face a Dezembro de 2011, houve uma quebra de mais de 69 mil postos de trabalho na administração pública, ou seja, uma descida de 9,5% no número de trabalhadores do Estado em quatro anos.
Porém, em comparação com o final do trimestre anterior, o número de funcionários públicos cresceu 9.263 (mais 1,4%) entre Outubro e Dezembro de 2015, coincidindo com o período das eleições legislativas.
No documento, a Direcção Geral do Emprego Público explica que a subida trimestral resulta do aumento do número de trabalhadores da administração central (mais 9.664 funcionários) e do início do ano lectivo, de continuação do processo de colocação de professores e de outros trabalhadores contratados para os estabelecimentos de ensino.