Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

15.Abr.14

Governo aprovou medidas de 1400 milhões de euros para 2015

Objectivo é reduzir o défice para 2,5% no próximo ano.

 

O Governo aprovou no Conselho de Ministros extraordinário desta terça-feira medidas de redução de despesa de 1400 milhões de euros em 2015, um montante equivalente a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), anunciou a ministra das Finanças. O objectivo é reduzir o défice para 2,5% no próximo ano.

 

Em conferência de imprensa, Maria Luís Albuquerque disse que a questão das pensões só será tomada depois de analisado o relatório do grupo de trabalho criado para estudar a reforma dos sistemas de pensões. O documento “terá sido entregue” no Ministério das Finanças, mas a ministra garante ainda não ter lido o relatório por ter estado fora do país em representação do ministério. “O relatório do grupo de trabalho ainda não o vi, não sei o que é que contém”, afirmou, quando questionada se este é um primeiro relatório ou se haverá uma versão final.

 

Quanto às medidas agora validadas em Conselho de Ministros, que estarão inscritas no Documento de Estratégia Orçamental a aprovar até ao final do mês, a ministra disse que houve uma redução de 680 milhões de euros associado ao esforço orçamental em relação ao que se previa em Dezembro na décima avaliação da troika. Nessa altura, o montante das medidas equivalia a 1,2% do PIB, valor que baixou agora para 0,8%.

A melhoria que se verifica desde o cenário de Dezembro, explicou, “decorre de uma execução orçamental em 2013 melhor do que o previsto e de um reajustamento do cenário macroeconómico”.