Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

04.Abr.17

Precariedade e carreiras na agenda das reuniões

Os sindicatos da função pública reúnem-se esta terça-feira com o governo. Precariedade e carreiras são os pontos da agenda.

 

O programa de regularização extraordinária dos precários na administração pública vai estar no centro das atenções das reuniões que a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público e o secretário de Estado do Emprego, Carolina Ferra e Miguel cabrita, respetivamente, têm, agendadas para esta terça-feira com os três sindicatos da função pública.

Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, Federação dos Sindicatos da Administração Pública e Frente Comum vai analisar pela segunda vez este programa desde que em fevereiro o governo divulgou o levantamento dos precários, tendo identificado cerca de 117 mil destas situações.

Entre as questões que quererão ver respondidas são os critérios e os responsáveis pela identificação das necessidades de trabalho permanentes dos serviços. De concreto, sabe-se apenas que serão criadas junto de cada Ministério Comissões bipartidas e que os trabalhadores precários deverão poder começar a manifestar já este mês a sua disponibilidade em integrar o quadro da função pública.

Nestas reuniões está ainda previsto que Carolina Ferra avance com alguma informação sobre o processo de descongelamento das carreiras na função pública. Esta é outra questão que os responsáveis sindicais querem ver concretizada, tendo manifestado preocupação com o facto de estar apenas previsto que este processo arranque em 2018 e de forma faseada.

Fonte