Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

23.Dez.14

Requalificação da Função Pública só chegou aos 10%

Escreve esta sexta-feira o jornal i que só 10% dos funcionários públicos foram efetivamente “requalificados”. Segundo esta publicação, dos quatro mil funcionários que foram para apenas 400 receberam formação.

 

Durante o último ano, 135 trabalhadores da administração pública trocaram para novos serviços do Estado ao abrigo do programa de requalificação. Do total praticamente 4000 trabalhadores, apenas 400 receberam a formação prevista da lei, explicam os dados disponibilizados pela Direção-geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.

 

Neste momento, segundo os dados citados pelo i, 826 estão ativamente a trabalhar através do regime de requalificação, o que em teoria significa que estes funcionários deveriam ter recebido formação com vista à sua reintegração noutros serviços ou funções do Estado.

Esta situação configura uma violação da lei, sendo que “foi oferecida formação profissional a todos os trabalhadores”, tendo participado “cerca de 400”. Neste sentido, explica Fátima Lopes, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, que “olhando para os números, percebemos que falar de requalificação é falar de desemprego”.