Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A formiga no carreiro

A formiga no carreiro

18.Dez.14

Segurança Social recalcula pensões e paga mais um milhão de euros já em Janeiro

Revalorização dos salários obriga Segurança Social a pagar mais um milhão de euros a pessoas que iniciaram pensão este ano. Retroactivos são pagos em Janeiro.
As pensões atribuídas este ano vão ser recalculadas, o que obrigará a Segurança Social a pagar cerca de um milhão de euros a mais.
Esta é a consequência da portaria publicada hoje, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das pensões.


Os coeficientes, agora actualizados, abrangem as pensões iniciadas em 2014.
Ao Diário Económico, o Instituto da Segurança Social (ISS) confirmou que a “portaria produz efeitos a 1 de Janeiro de 2014" e, "assim, todas as pensões que foram atribuídas este ano vão ser recalculadas tendo por base estes novos valores”. E acrescenta que os pensionistas nesta situação vão receber os retroactivos a que têm direito "em Janeiro de 2015". “Será pago a mais a estes pensionistas cerca de 1 milhão de euros”, continua a mesma fonte.
Ficou por perceber o motivo do atraso na publicação das tabelas, que são actualizadas todos os anos. No ano passado, a portaria foi publicada em Agosto. O ISS também não revelou quantos pensionistas estão em causa.
A revalorização dos salários, que tem em conta a inflação, tanto se aplica às pensões da Segurança Social como a uma parcela das pensões da função pública (o chamado P2). De acordo com a portaria, os mesmos coeficientes também se aplicam ao montante do reembolso de quotizações e da restituição de contribuições e à actualização das remunerações de trabalhadores com salários em dívida.